segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Dia Internacional do Voluntariado e Dia da Pastoral da Criança

Dia Internacional do Voluntariado e Dia da Pastoral da Criança (05 de dezembro)

Desde 1985 a Organização das Nações Unidas institui o dia 5 de dezembro como o dia internacional do voluntário. A ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos. Também nessa data é comemorado o dia da Pastoral da Criança, instituído pela Lei 11.583/2007.

O serviço voluntário além de trazer um retorno intangível em termos de satisfação e bem-estar para quem o pratica, também pode fazer a diferença na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. As empresas estão valorizando cada vez mais os profissionais que estejam engajados em algum tipo de trabalho voluntário junto à sociedade. Primeiro porque os empresários visam a melhoria nos serviços prestados ao cliente, e pessoas com espírito social, normalmente, são mais eficazes nesse ponto. Segundo porque, se a pessoa tem olhos para a sociedade da qual faz parte, dentro da empresa terá uma visão de conjunto capaz de abranger todo o contexto e não apenas o seu setor.

O voluntário é visto como um empreendedor social, uma pessoa que traz consigo a disponibilidade de mudar a vida de crianças, mesmo que seja com um simples sorriso ou um abraço apertado. É alguém que conhece a importância de compartilhar o que temos de mais precioso: amor, respeito, felicidade, conhecimento, tempo e humildade. O voluntário é uma pessoa evoluída em espírito, mente e coração.

A experiência como voluntário pode transformar vidas, pois uma pessoa que se dedica a um trabalho voluntário sempre tem algo a dar e a aprender. O que precisamos é ter olhos abertos, mentes limpas e corações capazes de sentir com o outro.

Em Porto Ferreira temos várias oportunidades de desenvolver trabalhos voluntários, tais como, o Solar dos Jovens de Ontem, trabalhos sociais religiosos, escolas, Vicentinos, Pastoral da Criança, entre outros. 

No último sábado (03/12) foi celebrada Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida presidida pelo Padre Ricardo em comemoração pelos 25 anos da Pastoral da Criança em Porto Ferreira. Estiveram presentes, além de vários voluntários da Pastoral da Criança na cidade, também menbros da coordenação Diocesana.

     

 



Na Pastoral da Criança, estamos sempre precisando de voluntários, pois, por mais bem intencionados e desejosos de fazer um bom trabalho, ainda não conseguimos alcançar todas as pessoas que poderiam ser acompanhadas pelo nosso trabalho.

Para dar um exemplo, a Pastoral da Criança de Porto Ferreira, através do trabalho de mais de 100 voluntários, acompanha aproximadamente 390 famílias, incluindo mais de 500 pessoas entre gestantes e crianças de até 6 anos. O trabalho da Pastoral da Criança leva qualidade de vida e promoção social para as crianças, gestantes e, consequentemente para suas famílias e dessa maneira conseguimos reduzir drasticamente a mortalidade infantil e promover qualidade de vida, sempre seguindo o princípio que norteia nosso trabalho: "Para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10).

Já imaginou quantas crianças a mais poderiam ser acompanhadas com mais voluntários para ajudar? Vale tentar!

No Brasil a Pastoral da criança acompanha mais de 1 milhão de crianças, 57 mil gestantes e 845 mil famílias, zelando pelo cuidado durante toda a primeira infância. Para que isso aconteça, mais de 172 mil voluntários estão mobilizados, sendo 94 mil líderes. Juntos, eles levam a missão pastoral para 3.600 municípios e 31.416 comunidades (dados do Sistema de Informação da Pastoral da Criança, segundo trimestre de 2016).

Não é novidade que a maior parte do voluntariado da Pastoral da Criança é formada por mulheres (92%). Mas a participação dos homens também vem aumentando e somando cada vez mais nesta rede de solidariedade, mostrando que o cuidado com a criança é papel de todos. Em relação à idade, 60% dos voluntários têm entre 30 e 59 anos, 27% até 29 anos e 13% já chegaram aos 60 ou mais. Poder contar com a colaboração de todas as gerações é um exemplo de como o conhecimento, a experiência e a novidade podem conviver e gerar bons frutos. E vários filhos e filhas já seguiram o exemplo de seus pais no serviço ao próximo.
Nesta semana do dia 5 de dezembro, em que se comemora o Dia Internacional do Voluntário e o Dia da Pastoral da Criança, além de parabéns, todos os voluntários  também merecem agradecimentos e bênçãos pelo bem que fazem na vida de tantas famílias.


Parabéns a todas essas pessoas que por livre e espontânea vontade doam uma parte do seu tempo a quem precisa.

Se você tem interesse em colaborar com a vida em sociedade através do voluntariado, procure se informar sobre as possibilidades que existem nas diversas instituições que prestam esse serviço.

Se o seu chamado é para a Pastoral da Criança, é bom esclarecer que a participação como família acompanhada e como voluntário é aberta a todas as pessoas, independentemente de credo. O objetivo maior é ser instrumento de transformação da sociedade através da melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. Para participar é só procurar os membros da Pastoral da Criança, as secretarias paroquiais ou mesmo entrar em contato por esse blog ou pelo TeleZap (19) 99403-2364.

fontes: www.pastoraldacrianca.org.br, www.acolhida.org.br e Carlos César Berque

Nenhum comentário:

Postar um comentário