segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Acompanhamento Nutricional: cuidado com a saúde

1310 educacao nutricional cpf
Foto: Acervo da Pastoral da Criança
A ação de Acompanhamento Nutricional possibilita determinar, por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) - que relaciona peso, altura e idade, o diagnóstico nutricional das crianças. Assim, permite que os voluntários orientem da melhor maneira os pais ou responsáveis quanto à alimentação saudável, estímulo à prática de atividade física e encaminhamento para a unidade de saúde, quando necessário.
Os voluntários da Pastoral da Criança capacitados para a ação do Acompanhamento Nutricional, junto ao voluntário de informática, fazem a cada 3 meses, no dia da Celebração da Vida, a pesagem das crianças (em balança aprovada pelo INMETRO), medem a altura de acordo com a idade, no aparelho chamado estadiômetro e salvam os dados no programa de computador. O aplicativo (que funciona também em tablets e celulares) mostra o estado nutricional da criança e a cartela de orientação que deve ser entregue para os responsáveis. 
Dra. Zilda
“Uma comunidade justa e fraterna, deve contemplar o saneamento básico, a segurança alimentar, o bom funcionamento do SUS, as escolas de boa qualidade e com reforço escolar, as áreas de lazer, a educação para o trabalho e tantos outros”.
Papa Francisco
“Numa sociedade marcada pelo conflito, a convivência difícil entre culturas diversas, a prepotência sobre os mais fracos, as desigualdades, somos chamados a oferecer um modelo concreto de comunidade que, mediante o reconhecimento da dignidade de cada pessoa e a partilha do dom que cada um é portador, permita viver relações fraternas”.
Hoje, mais de 74 mil crianças são beneficiadas pela ação em diversas comunidades no Brasil. A coordenadora Vânia Lucia Baptista da Silva do setor de Campanha (MG), um dos que realiza a ação, fala: “O Acompanhamento Nutricional chegou na minha comunidade esse ano, juntos nós fizemos o trabalho de adaptação com as líderes, inserindo na comunidade devagarzinho. Hoje, já estamos indo para a segunda pesagem, com todos os dados completos, assim poderemos dar informações mais completas para os pais. Essa é a importância do Acompanhamento Nutricional, podermos explicar para as mães sobre alimentação, conversar sobre diabetes infantil, sobre colesterol e obesidade, tudo com base na situação real da criança”.
“A ação é realmente ótima, você também pode dizer para as mães levarem as fichinhas no posto de saúde, para o pediatra ou até mesmo para a nutricionista da escola, para ter essa segunda opinião de um especialista. O acompanhamento mostra para as mães que só queremos ajudar e mostrar os benefícios de uma alimentação e de uma saúde melhor”, complementa a coordenadora.
O Acompanhamento Nutricional está sendo implementado em todo o Brasil. Se você tem interesse em contar com essa ação na sua paróquia ou diocese e participar de mais uma iniciativa da Pastoral da Criança, procure a coordenação estadual da sua região.
Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário